sexta-feira, 3 de abril de 2009

O MONGE E O EXECUTIVO - James C. Hunter

As pessoas com problemas psicológicos sofrem muitas vezes do que eu chamaria de "doenças da responsabilidade".

Os neuróticos assumem responsabilidades demais e acreditam que tudo o que acontece é por culpa deles. "Meu marido é um bêbado porque sou má esposa", ou "Meu filho fuma maconha porque falhei como pai", ou "O tempo está ruim porque não rezei de manhã".

Pessoas com problemas de caráter, por outro lado, geralmente assumem muito pouco a responsabilidade por seus atos. Elas acham que tudo o que sai errado é por culpa de outra pessoa. "Meu filho tem problemas na escola por causa dos meus professores", ou "Não posso progredir na companhia porque meu chefe não gosta de mim", ou "Bebo porque meu pai bebia".

E ainda há os que ficam no meio, às vezes assumindo responsabilidades demais - os neuróticos -, às vezes de menos - os que têm problema de caráter.

(pág. 115)

Nenhum comentário: