domingo, 5 de abril de 2009

RETRATOS DE AMOR - Rubem Alves

O ouvido é feminino, vazio que espera e acolhe, que permite ser penetrado. A fala é masculina, algo que cresce e penetra nos vazios da alma.

O corpo é um lugar maravilhoso de delícias. Mas todo amor construído sobre as delícias do corpo tem vida breve. A chama se apaga tão logo o corpo tenha esvaziado do seu fogo. O seu triste destino é ser decapitado pela madrugada: não é eterno, posto que é chama.

Uma pessoa é bela, não pela beleza dela, mas pela beleza nossa que se reflete nela...

O amor vive neste sutil fio de conversação, balançando-se entre a boca e o ouvido.

O segredo do amor é a androgenia: somos todos, homens e mulheres, masculinos e femininos ao mesmo tempo. É preciso saber ouvir. Acolher. Deixar que o outro entre dentro da gente. Ouvir em silêncio. Sem expulsá-lo por meio de argumentos e contra-razões. Nada mais fatal contra o amor que a resposta rápida. Alfange que decapita. Há pessoas muito velhas cujos ouvidos ainda são virginais: nunca foram penetrados. E é preciso saber falar. Há certas falas que são um estupro. Somente sabem falar os que sabem fazer silêncio e ouvir. E, sobretudo, os que se dedicam à difícil arte de adivinhar: adivinhar os mundos adormecidos que habitam os vazios do outro.

Aqueles que se dedicam à sutil e deliciosa arte de fazer amor com a boca e o ouvido (estes órgãos sexuais que nunca vi mencionados nos tratados de educação sexual...) podem ter a esperança de que as madrugadas não terminarão com o vento que apaga a vela, mas com o sopro que a faz reacender-se.

(trechos das págs. 90-93)

3 comentários:

Anônimo disse...

Muito bonito o seu blog. Gosto muito de Rubem Alves, e acho q esse é um dos livros mais bonitos dele.

Espero que escreva mais e mais palavras que nos tocam e nos alegram o dia!

Bom dia a vc!

Unknown disse...

adorei sou sua fã...

AMIGA DA ALMA disse...

Olá Hélio, o Rubens me "cativou" quando conheci a coluna dele num jornal aqui da minha cidade...e ele inclusive tbm é daqui, eu inclusive mantenho p/puro amor as páginas guardadas até hj!
E saiba que vc e seu blog tbm me "cativaram", serei frequentadora assídua desse espaço "apaixonante"...e agradeço p/compartilhar conosco palavras tão profundas que nos tocam a Alma através do Tesouro do Coração.
Bençãos Plenas p/vc e os seus! Paz e Luz sempre sem seu caminho!